Saudação

Olá, Criei esse Blog para divulgar, oferecer serviços e manter contato com clientes e admiradores da gastronomia. Além de compartilhar minhas experiências, receitas e dicas de filmes, restaurantes e pratos. Aproveitem!!!



quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Comida dos Tempos do Império

Fazendo uma pesquisa rápida , descobrí que segundo os historiadores não se têm muitos documentos sobre o cardápio dessa época, mais apenas lista de compras e alguns menus dos grandes eventos. A família real trazia muita comida de fora como amêndoas, lebres, pistache, chá ,repolhos, salmões salgados, carne de porco e feijão-verde, apesar de inserir ítens brasileiros so seu cardápio como a manga e a goiaba. Escolhí falar um pouco sobre sobre Carlota Joaquina. Na lista de compras da sua cozinha o que mais tinha era cachaça. Ela gostava muito de doces e sorvetes de todos os tipos. Tomava muito suco com aguardente o dia todo por que sofria muito com o calor do Brasil. Mais não se sabe ao certo se toda essa cachaça era por que realmente ela era pinguça ou era pra usar nas compota dos doces, ajudando na conservação. Segue uma receita sobre uma salada preferida da Carlota Joaquina
Palmito Carlota Joaquina
Ingredientes (4 porções):
40 g de alho picadinho
20 ml de óleo de oliva
360 g de palmito (prefira o pupunha) cortado em rodelas
40ml de vinho branco
20 g de salsinha
20 g de cebolinha
10 ml de azeite trufado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Acompanhamento
2 folhas de alface verde
2 folhas de alface roxa
12 fatias de pão torrado
4 talos de ciboulette
Preparo:
Numa frigideira, doure o alho no óleo quente. Salteie o palmito e junte o vinho. Acrescente a salsinha, a cebolinha e o azeite trufado. Tempere com sal e pimenta.Com as folhas, faça uma cama no fundo dos pratos.Coloque o palmito no centro, formando uma torre e, ao lado, disponha as torradas.Sirva decorado com a ciboulette.
Fonte: Folha de São Paulo e Revista GULA, edição de 200 anos da Familia Real

Nenhum comentário: