Um dos grandes chefs da atualidade(uma espécie de Papa da gastronomia) é o Ferran Adrià. Nascido em 14 de maio de 1962, em Hospitalet de Liobregat, cidadezinha dos arredores de Barcelona, na Espanha, o chef catalão Ferran Adrià Acosta é um autodidata sem tradição familiar no ramo, que, muito mais por acaso que por vocação, aos dezoito anos de idade, para ganhar um dinheiro extra nas férias, começou a trabalhar na cozinha lavando pratos.
Em pouco mais de vinte anos de carreira, ele se tornou um mito, com um séqüito de admiradores e seguidores espalhados pelo mundo todo. Seus livros tornaram-se best-sellers. Ele é conhecido como o "Desconstrutor". Sua especialidade é dá uma nova leitura para um determinado alimento sem perder o sabor, causando assim uma verdadeira surpresa ao degusta-la.Detentor, desde 1997, das cobiçadas 3 estrelas do Guide Michelin (Adrià foi o mais jovem chef de cozinha a conquistar essa láurea) e consagrado nos principais guias gastronômicos do mundo, o El Bulli funciona seis meses por ano (de 28 de março a 30 de setembro) com 58 pessoas trabalhando para atender, a cada noite, apenas a 50 comensais que, em geral, fizeram suas reservas com um ano de antecedência.
Mas em tempos onde cada vez mais se busca o verdadeiro sabor dos alimentos, resgatando os sabores da vovó, buscando sempre o mais puro sabor e aroma, o que realmente vale a pena?Esperiências novas ou resgate dos sabores antigos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário